Secretaria intensifica atividades de prevenção ao suicídio

Em alusão ao mês da prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza uma série de atividades a fim de proporcionar um diálogo para que a população pense e discuta sobre suicídio.

As atividades realizadas contam com ações internas e externas. Nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS’s) a programação é voltada para os usuários. Mas a comunidade também pode participar através das ações nas escolas, no Terminal Central, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro de Esportes Unificado (CEU), na Unidade Básica de Saúde Luiz Conrado Mansani (Uvaranas) e no Terminal Uvaranas.

A Diretora do Departamento de Saúde Mental de Ponta Grossa, Ana Paula Almeida Rocha Ohata, explica o intuito de se fazer uma programação em alusão ao mês Setembro Amarelo. “As ações têm como objetivo instigar a população ponta-grossense a pensar no suicídio. É importante reconhecermos o sofrimento do outro, darmos espaço para essa pessoa poder falar e proporcionar um espaço de cuidado”, expõe Ohata.