55 mil contribuintes deixam de pagar IPTU em Ponta Grossa

Encerrou na última segunda-feira (22) o prazo para pagamento do IPTU em cota única e primeira parcela para aqueles que optaram por efetuar o pagamento em 12 meses. Após o processamento dos pagamentos, a Secretaria Municipal da Fazenda identificou um percentual de inadimplência de 37%, apenas nestes 26 primeiros dias de 2018. 

O índice representa o não pagamento de IPTU e Taxa de Lixo por 55 mil contribuintes, que não realizaram o pagamento em nenhuma das duas modalidades até a data do primeiro vencimento. A Prefeitura de Ponta Grossa arrecadou R$ 37 milhões com os pagamentos no período, pouco mais de 5% a mais que o mesmo período no ano passado.

Execução de contribuintes

O município vem implementando ações de Justiça Fiscal, através da Procuradoria Geral do Município, para valorizar apenas o contribuinte que está em dia com a Prefeitura e buscando aumentar a arrecadação com a recuperação dos valores devidos. Entre as ações estão a execução fiscal de 4.500 inadimplentes e a implementação da ferramenta ‘Devedômetro’.

Mesmo recebendo inúmeras críticas no sentido de expor os devedores, também está em fase de implantação o chamado "Portal dos Inadimplentes", um espaço para divulgar na Internet nome e CPF dos contribuintes em atraso com as finanças municipais.

Informação principal divulgada pelo portal da prefeitura/assessoria.