Juiz proíbe Lula de deixar o país

O juiz Ricardo Leite, da Justiça Federal no DF, determinou nesta quinta-feira (25) a apreensão do passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a decisão, Lula fica impedido de sair do país. A decisão foi tomada com base em um pedido do Ministério Público Federal (MPF).

 A decisão do magistrado já foi encaminhada à Polícia Federal. Na última semana o petista informou ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região que vai viajar para a Etiópia entre esta sexta-feira (26) e a próxima segunda-feira (29). Ele alegou que deve participar de um congresso da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). De acordo com o MPF, a viagem do ex-presidente poderia trazer riscos para investigação, como a fuga do país.

Ainda na noite de ontem, a Polícia Federal emitiu alertas aos aeroportos para que Lula não deixe o país. Por ser um ex-presidente da República, Lula poderá negociar a entrega do documento. Seus advogados poderão entregar ou então a polícia ir buscar no local indicado.

Informação publicada originalmente pelo site O Antagonista.