Fórum da UEPG ouvirá candidatos a deputado estadual e federal

Pesquisadores de políticas públicas em diversos programas de pós-graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizam a terceira edição do Fórum de Representação Política e Cidadania, nos dias 4 e 5 de setembro, das 19 às 22 horas, no Grande Auditório.

Na primeira noite (terça-feira, 19h), cujos temas dizem respeito ao cenário nacional, os candidatos e candidatas a deputado federal são convidados a falar sobre dívida pública da União, legislação trabalhista, Previdência Pública e investimento em serviços públicos essenciais (imposto pela PEC do teto, que resultou em cortes em saúde, educação e ciência e tecnologia, desde que aprovada pelo Congresso em 2016).

Na segunda noite (quarta-feira, 19h), os temas envolvem decisões de abrangência estadual, que afetam a vida dos paranaenses e estarão em pauta na próxima legislatura, como contratos de pedágio rodoviário, prioridades na gestão de serviços públicos, Paraná Previdência e compromissos com o pagamento salarial corrigido aos mais de 300 mil servidores do Estado, que acumulam uma defasagem de 11,38% do índice de inflação pelo atual governo.

Nas eleições gerais de 2010 e 2014 já foram realizados encontros em que candidatos tiveram oportunidade participar, expondo propostas a respeito de temas que envolvem movimentos sociais e grupos de pesquisa que trabalham com políticas públicas na UEPG e demais entidades.

Organização

Na edição deste ano, participam da organização o Fórum em Defesa da Previdência Pública, Agência de Jornalismo UEPG, Frente de Movimentos Sociais de PG, Centro Acadêmico João do Rio, o Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Política do Mestrado em Jornalismo, os Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG. O evento conta ainda com o apoio de diversas entidades sindicais e populares da cidade e região. A entrada é franca.

Publicado primeiro em Política em Destaque/Reprodução.