Sala do Empreendedor alerta MEIs para mudanças da modalidade

Atividades foram alteradas e o órgão adotará medida sustentável para redução de impressões

Foi publicada nesse mês uma resolução que altera a legislação que dispõe o regime especial unificado de arrecadação de tributos e contribuições devidos pelas empresas incluídas no Simples Nacional. Algumas atividades foram incluídas e excluídas, e a Sala do Empreendedor de Ponta Grossa alerta para as alterações que os microempreendedores individuais (MEIs) devem fazer para o próximo ano.

A coordenadora do órgão, Tônia Mansani, explica como proceder: “O MEI tem que ficar atento às atividades que foram modificadas. Por exemplo: o operador de marketing direto, ocupação que foi extinta, se exerce outras atividades pode suprimir essa e mudar o seu registro para continuar sendo MEI; caso contrário, assim como todos os outros que possuem ocupações que foram suprimidas, terá que migrar para microempresa (ME)”, aponta Tônia, destacando que a Sala do Empreendedor está à disposição para orientar e auxiliar nos processos.

Declaração Anual do Simples Nacional

A Sala do Empreendedor de Ponta Grossa promoveu a Semana de Orientação Pré-DASN, relatório de faturamento bruto da modalidade. Foram disponibilizadas informações referentes ao preenchimento do documento, à transmissão da DASN via digital, regularização da declaração mensal de serviço e orientações sobre o aumento do porte empresarial.