UEPG adquire acervo do Foto Elite e homenageia Domingos Souza

Neste final de semana, Domingos Souza deixa Ponta Grossa. Na partida, despede-se do fruto de 65 anos de dedicação à fotografia, um legado com mais de 100 mil imagens. A Universidade Estadual de Ponta Grossa adquiriu este acervo e, para marcar a transferência, realizou uma homenagem ao "Seu Domingos" nesta quinta-feira (25).

Depois da exibição de um vídeo produzido pela equipe do Museu Campos Gerais, Domingos, emocionado, relatou o cuidado que teve quanto ao destino do acervo. "Tranquilizei muitas que entravam em contato comigo que temiam pelo futuro do Foto Elite. Ficando na UEPG, sei que estará preservado e acessível ao público". O reitor Miguel Sanches Neto afirmou que "apesar de fechado no comércio, o Foto Elite fica para sempre de portas abertas na UEPG".

Desde a origem, o Foto Elite tem forte ligação com a instituição. O estúdio foi criado em 1954 por Germano Aquiles Koch, primeiro fotógrafo contratado pela Universidade no início da década de 1970.

"No projeto de 50 anos da UEPG, durante a positivação de mais de 50 mil negativos, fomos surpreendidos pela foto 0001 de 1971, um registro do Vestibular, captado pelo 'Seu Germano'. O Foto Elite faz parte da história da instituição", relata Niltonci Chaves, diretor do Museu.

O acervo

Mais de 100 mil imagens, fotos e negativos em vidro e acetato, integram o acervo do Foto Elite. A diretora de ações educativas do Museu Campos Gerais relata que são imagens de inúmeros fotógrafos amadores que as confiavam ao Seu Domingos. "Há imagens também de outros que são de grande representatividade para a história como Frederico Lange, Foto Weiss e Germano Koch", comenta com entusiasmo a professora.

Outros itens do acervo, como uma máquina fotográfica grande formato e equipamentos como tripés, flashs, mobília de estúdio, ampliador, suporte para fundo infinito, remontam o fazer fotográfico analógico do século XX.

Com informações de Assessoria/Universidade Estadual de Pontas Grossa.