Paraná investiga novo caso suspeito de coronavírus


O Paraná investiga o quarto caso suspeito do novo coronavírus desde o início do surto da doença. Desta vez, o protocolo do Ministério da Saúde foi acionado para apurar um caso de Guaíra, na região oeste. O paciente, que veio da Itália, está isolado em casa e apresenta boas condições  de saúde.

Conforme a secretaria da saúde de Guaíra, o material para análise foi coletado na manhã desta terça-feira (25). Os exames iniciais serão feitos em Curitiba. Assim, a expectativa é de que um resultado preliminar seja divulgado dentro de alguns dias.

As informações foram confirmadas pela Secretaria Municipal da Saúde de Guaíra. De acordo com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde do Paraná), ainda não foi oficializado nenhum novo protocolo para apurar casos suspeitos do novo coronavírus.

Diferentemente dos três casos anteriores investigados e descartados no Paraná, desta vez a suspeita vem um pessoa que veio da Itália, e não da China.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Guaíra, o paciente não apresentou sintomas graves de infecção. No entanto, como esteve recentemente na Itália, onde há circulação ativa do coronavírus, o caso é tratado como suspeito.

Assim, as medidas de segurança foram tomadas para evitar que haja propagação do vírus no Paraná. A secretaria da saúde de Guaíra não divulgou mais informações específicas sobre o paciente isolado em casa.

Ainda de acordo com a secretaria da saúde de Guaíra, estão sendo adotadas todas as medidas de orientação da Sesa. Conforme o município, todas as pessoas que retornem de países com circulação do novo coronavírus, como China e Itália, serão submetidas aos mesmo exames até que as suspeitas sejam descartadas.