Hemepar precisa de plasma de pacientes curados da Covid-19


O Hemepar precisa de doação de plasma de pacientes curados da Covid-19 para um projeto-piloto, que permite a utilização do sangue como procedimento experimental no combate ao coronavírus.

Para realizar a doação de plasma, é necessário ter entre 18 e 59 anos, não ter recebido transfusão de sangue, não ter sido submetido a ventilação mecânica, estar entre os dias 45 e 180 do resultado do exame, trazer impresso o resultado positivo para Covid-19.

O experimento consiste em utilizar o plasma convalescente ou hiperimune de pacientes que se recuperaram da Covid-19. A técnica utiliza este material para tratar pessoas que tenham sido contaminadas pelo vírus e estejam no início dos sintomas, ainda no quadro leve.

A injeção de plasma, já com os anticorpos de quem se recuperou da infecção, permite a criação de uma barreira protetora em quem recebe o sangue. O objetivo é evitar que a doença tenha um agravamento e, em muitos casos, a necessidade de uma transferência para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Informações de AEN. Imagem: Alexandre Carvalho/A2 FOTOGRAFIA.