Paraná e diversos estados correm risco de apagão


Mais de vinte dias no escuro, comércio funcionando com dificuldades, alimentos apodrecendo em casas e mercados, e dificuldades para conseguir água potável e medicamentos. Esse é o resultado do apagão, que tem causado muito sofrimento a milhares de cidadãos no Amapá.

Esta realidade retrata a fragilidade existente, porém que vem sendo mitigada, em muitos estados. A sociedade precisa, cada vez mais, de energia barata, sustentável e confiável.

A situação no Estado do Amapá é dramática e reforça a importância da implementação de novas Linhas de Transmissão e subestações confiáveis, modernas e que permitam que situações como essa não se tornem constantes e recorrente em diversos outros estados brasileiros. O setor elétrico geralmente só recebe atenção, quando a energia falha.

Somente em 2020, em plena pandemia da covid-19, diversos outros estados vivenciaram apagões, como Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, além de Roraima, que está prestes a passar pelos mesmos problemas que estão ocorrendo no Amapá.

Com informações da Agência cia Brasil. Imagem: Divulgação.