Usina a biogás em PG recebe aporte de R$ 12 milhões


Está em fase de conclusão, no Distrito Industrial, a Usina Termoelétrica a Biogás. Construída pela Ponta Grossa Ambiental (PGA), a unidade recebe um investimento de R$ 12 milhões, com capacidade de receber até 33 toneladas de resíduos orgânicos por dia. 

Nesta sexta-feira (18), o prefeito Marcelo Rangel esteve fazendo uma visita no local, e apresentou mais detalhes em uma rede social, diante da presença de Marcus Borsato, diretor presidente da PGA. A previsão é de que a usina, que terá potência instalada de 520 kW, entre em operação no início de 2021.

O local conta com inúmeras estruturas para fazer a reciclagem e transformar os resíduos orgânicos em energia. Há um galpão que faz o recebimento do resíduo e a triagem; há as estruturas dos biodigestores, onde ocorre a geração do gás, e a central, onde o gás é convertido em energia, a qual é transferida para o sistema nacional. 

O local também possui um moderno laboratório de biogás para fazer pesquisas. A PGA irá operar a usina por 15 anos, e ao final do contrato, entregará a usina funcionando para Prefeitura. As obras foram iniciadas em agosto deste ano, e devem ser concluídas em janeiro de 2021, começando a operar com dois biodigestores.

Informações de Assessoria. Publicado pelo JM. Imagem: Divulgação.