Polícia realiza desocupação de terra em Ponta Grossa


Uma operação conjunta da Policia Militar, Guarda Municipal e Policia Federal garantiu a reintegração de posse de área invadida no final de semana em Ponta Grossa.

Segundo informações da Policia Militar, a equipe foi acionada pela Guarda Municipal e por um representante da UTFPR para dar apoio em uma situação de esbulho possessório, na tarde de domingo (27), Jardim Carvalho, em Ponta Grossa.

No local foi constatado que o terreno próximo a UTFPR pertencente a União e ao Município, havia sido invadido por pessoas que se diziam pertencentes a um grupo de movimento social sem terra. Além do representante da UTFPR, também compareceram Policiais Federais (Representantes legais da União), os quais acompanharam e auxiliaram as negociações e orientações aos envolvidos na invasão.

Foram acionadas Equipes especializadas do Pelotão de Polícia de Choque, ROTAM e ROCAM do 1° BPM, para dar apoio a ocorrência, as quais permaneceram durante todo o processo de negociação, de modo a garantir e promover a segurança de todos os envolvidos no conflito, e diante de tentativas frustradas de desocupação de maneira pacífica, e da exaltação caracterizada por atos de vandalismo e quebra da ordem por parte de algumas pessoas que participavam ativamente da invasão, foram necessários uso de instrumentos de menor Potencial Ofensivo para dispersar aqueles que de alguma maneira promoviam e incitavam os demais contra as equipes policiais presentes.

Paralelamente, outro grupo de cerca de 30 pessoas, fecharam a PRC-151 (Rotatória de acesso a Carambeí), ateando fogo em pneus e vegetação, de forma a obstruir a passagem de veículos, causando transtorno aos usuários da via, e impedindo o trabalho do Corpo de Bombeiros na contenção das Chamas provocadas, sendo designadas equipes especializadas também para o local, para dispersão dos envolvidos e segurança da guarnição do Corpo de Bombeiros, sendo que às 18h, deu-se por encerrada a situação no local, sendo restabelecida a ordem e liberada a via.

Informações e imagem: Polícia Militar do Paraná