Concurso da Receita Federal é uma ótima oportunidade para contadores que querem carreira pública


O Ministério da Economia autorizou neste mês de junho a abertura de concursos públicos para a contratação de novos funcionários para a Receita Federal, que estão sem novas contratações desde 2014. 

Serão abertas 469 vagas para o cargo de analista-tributário e 230 para o cargo de auditor-fiscal. No total, serão 699 novos contratados, prometendo ser um dos concursos mais concorridos dos últimos anos.

Isso porque não há concursos para analistas desde 2012 e para auditores desde 2014. Com salários que ficam em torno de R$12 mil para analistas e R$21 mil mensais para auditores e por não exigirem formações específicas, apenas curso superior completo, os candidatos devem se preparar para encarar uma grande concorrência.

Além da ampla concorrência, a prova é considerada uma das mais difíceis do país e de alto nível de complexidade pelos especialistas.

Devido a grande necessidade da Receita por um aumento nas equipes, o Ministério da Economia já autorizou a redução do intervalo entre a divulgação do edital e a aplicação das provas, que deve sair bem antes de dezembro deste ano.

Contadores podem ter mais facilidade na prova

Com isso, contadores e outras carreiras que tenham interesse em ingressar no setor público, já devem começar a se preparar. 

Os contadores podem ter um diferencial ao prestar a prova, especialmente de analista-tributário, devido aos conhecimentos necessários e cobrados nas últimas edições.

O edital ainda não foi divulgado, mas avaliando os últimos concursos, os concurseiros devem esperar uma prova objetiva, prova discursiva, análise da vida pregressa e o curso de formação.

As últimas edições do concurso tiveram 140 questões na prova objetiva, sendo que metade foi direcionada para conhecimentos gerais e a outra metade para conhecimentos específicos.

Na prova de analista-tributário, na parte de conhecimentos específicos, foram cobrados, entre outros temas, conceitos da contabilidade geral e avançada, podendo ser o diferencial do profissional contábil que sempre sonhou em trabalhar no setor público e fazer carreira por lá, em um dos concursos mais concorridos dos últimos anos, que tem um salário inicial muito atrativo.


Publicado pelo Portal Contábeis.