Confira as mudanças no novo modelo do passaporte


Nesta segunda-feira (27), foi anunciado pelo governo federal um novo modelo de passaporte para substituir o antigo, em vigor desde 2006. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o novo documento deverá servir de “cartão de visitas do cidadão brasileiro para o mundo”.

A ideia é promover a cultura, a fauna e a flora brasileira através das páginas do documento, que serão ilustradas com imagens representativas dos biomas e da cultura de cada uma das regiões do país.

Uma atualização no passaporte brasileiro era mais do que necessária. De acordo com o ICAO (International Civil Aviation Organization), organização das Nações Unidas (ONU) que cria normas para os documentos de viagem, é recomendável que se atualize os passaportes a cada 10 anos.

O novo modelo foi uma criação conjunta da Casa da Moeda, Polícia Federal e Ministério das Relações Exteriores utilizando tecnologia anti-fraude de ponta.

De acordo com a Polícia Federal, o novo passaporte começa a ser emitido em setembro deste ano, mas o modelo antigo não perderá a validade automaticamente, ou seja, quem precisa tirar o documento até lá pode fazê-lo sem se preocupar com a emissão de um novo. Quanto ao preço, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, continuará o mesmo para a nova versão: R$ 257,25.

Este foi apenas mais um dos documentos renovados nos últimos anos, com a Carteira Nacional de Habilitação e a Carteira de Identidade Nacional ganhando também novos modelos, que permitem autenticar e guardar o documento de forma digital.


Fonte: Yahoo Finanças.