MEI 2022: Declaração Anual tem prazo final até esta quinta-feira, dia 30
A Declaração Anual do Microempreendedor Individual (DASN-MEI) está com o prazo chegando ao fim. Ela deve ser entregue até o dia 30 de junho, ou seja, esta quinta-feira. Também chamada de DASN-Simei, esse documento é uma declaração de renda anual e é uma das únicas obrigações do MEI.
Todo empreendedor que abriu um CNPJ MEI até dezembro de 2021, independentemente do valor faturado, é obrigado a entregar a Declaração Anual.
Na prática, o documento funciona como o Imposto de Renda da Pessoa Física e serve como um fechamento financeiro, de tudo o que a sua empresa faturou e gastou, no ano anterior à declaração.
Como informar os rendimentos do MEI na declaração anual?
Os rendimentos precisam ser informados de forma bruta, seja para o ICMS ou ISS. Se a declaração for entregue com atraso, o MEI estará sujeito a pagamento de multa no valor de R$ 50 ou de 20% sobre o valor em que ele estiver realizando a declaração, sendo assim, para evitar a dor de cabeça com o Governo, é bom realizar o preenchimento até junho.
É uma obrigação para todos que abriram um CNPJ até 31 de dezembro de 2021, realizar esta declaração. Não importa o valor que for efetuado, é preciso informar isso na declaração anual.
Para quem se tornou microempreendedor individual em 2022, não importa qual foi o mês de abertura, a declaração anual do MEI só deverá ser entregue em 2023.
Publicado pelo Jornal Contábil.