Exame de Suficiência 2022: inscrições terminam dia 11 de agosto


Corre que ainda dá tempo de participar da segunda edição de 2022 do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Os candidatos  têm até às 16 horas de 11 de agosto para realizar as suas inscrições. 

A prova será aplicada na modalidade presencial em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal (DF), somando mais de 100 localidades. A aprovação no exame é um dos requisitos para a obtenção de registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

A data do exame está marcada para o dia 18 de setembro, das 10h às 14h. O edital da prova está disponível no site da Consulplan. Para acessar, clique aqui

Inscrições são feitas na internet

As inscrições estão abertas desde julho e devem ser realizadas, exclusivamente, no site da Consulplan, banca da prova, ou na página do CFC na internet. 

O exame será constituído de prova objetiva de múltipla escolha, na qual os participantes precisam acertar 50% das questões para serem aprovados.

Pedido de isenção de taxa de inscrição

A taxa de inscrição para a participação no Exame de Suficiência é de R$70,00, a ser recolhida em guia própria, em favor do CFC. Contudo, os candidatos que necessitarem podem solicitar a isenção de taxa. 

O pedido deve ser realizado pelo examinando, no ato da inscrição e por meio do sistema da Consulplan, no período compreendido entre 14h do dia 11 de julho e 14h do dia 13 de julho, também seguindo o horário oficial de Brasília.

O que é o Exame de Suficiência, para que serve e quem pode participar?

Trata-se de uma avaliação realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para comprovar o conhecimento mínimo necessário para que estudantes de Ciências Contábeis possam atuar como contadores.

Assim como a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) possibilita a atuação profissional do bacharel em Direito na advocacia, o Exame de Suficiência contábil aprova os candidatos para que eles possam atuar como contador.

Apenas após aprovado no Exame, os bacharéis em Ciências Contábeis passam a ser efetivamente contadores. Podem fazer a avaliação, alunos da faculdade de Ciências Contábeis, regularmente matriculados no último ano ou ainda estudantes que já finalizaram o curso de graduação.


Fonte: Rede Jornal Contábil. Imagem: Reprodução Google.