Sebrae e ABF lançam plataforma com foco em gestão e franquias


O Sebrae, em parceria com Associação Brasileira de Franchising (ABF), lançou o Portal Parceria Sebrae ABF, que conta com conteúdo sobre gestão e franquias voltado a franqueados e franqueadores (potenciais ou já em atuação). A ABF também iniciará o projeto ABF Academy, que é uma evolução da plataforma de educação continuada da Associação e que contará com recursos gamificados para difundir as boas práticas e os temas atuais do franchising. O Portal Parceria Sebrae ABF já está no ar e a ABF Academy estará disponível a partir da segunda quinzena de novembro.

Os projetos educacionais são fundamentais em um momento em que, segundo a última Pesquisa GEM do Sebrae, seis em cada dez brasileiros têm o sonho de ter o próprio negócio. A taxa de potenciais empreendedores chegou a 53%, o que representa cerca de 51 milhões de pessoas, a segunda maior do mundo. Além disso, o mercado de franquias recebeu em 2022 ao menos 200 marcas franqueadoras e o volume de unidades de franquia em operação cresceu quase 14 mil, o que indica a constante renovação do setor.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a parceria contribuirá na geração de renda e emprego no país.

 “Com estes dois projetos, queremos levar ainda mais longe o conhecimento e as boas práticas do franchising. Em nossos contatos com franqueados e potenciais investidores, ainda notamos algumas dúvidas básicas e gaps de formação. Queremos oferecer ferramentas mais acessíveis para atender a essas demandas. Empreendedores mais bem preparados ao longo de toda a cadeia favorecem decisões de investimento mais conscientes e uma maior perpetuidade do negócio”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF.

Portal Parceria ABF Sebrae

O site da parceria Sebrae e ABF ficará hospedado no Portal Sebrae, que recebe milhares de visitas por mês. O tema franquias é um dos mais acessados e essa página irá concentrar conteúdos e orientações associadas ao setor em diversos formatos, como textos e vídeos. O conteúdo é 100% on-line, gratuito e estruturado por consultores e especialistas do Sebrae. Também serão produzidos novos conteúdos com a curadoria da ABF. A rede de atendimento do Sebrae está sendo preparada para atender os interessados em franquias, contando também com o know how da ABF.

A primeira trilha de conhecimento – voltada para a persona “sou um franqueado” – tem oito aulas com foco em soft skills de gestão, totalizando 36 horas de capacitação, com os temas: Fluxo de caixa como ferramenta de gestão para o seu negócio; Movendo o estoque em dia; Gestão de pessoas; A liderança na gestão de equipes; Planeje suas metas e resultados; Customer success: como conquistar e manter clientes; Marketing digital para o empreendedor; Planejamento do marketing: ferramentas práticas.

No futuro, o Portal deverá contar com mais três trilhas de conhecimento voltado para as personas “quero ser um franqueado”, “quero ser um franqueador” e “sou um franqueador”. Para isso, no começo de 2024, será realizado um estudo nacional sobre os principais desafios e dores da jornada do franchising, abrangendo os principais elos da cadeia (empresários, potenciais empresários franqueadores e franqueados), que subsidiará a produção dos demais conteúdos. Além disso, a parceria ABF/Sebrae envolve outras iniciativas como cooperação técnica, capacitação de equipes das entidades, participação em eventos e promoção de rodadas de negócios. 


Agência Sebrae de Notícias.