INSS antecipa mais de 9 mil perícias do BPC, mas faltas superam comparecimentos

O Ministério da Previdência Social anunciou que iniciou um tipo de mutirão para agendar ou antecipar perícias médicas de 9 mil brasileiros que estão esperando a consulta para então receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Os exames estão sendo agendados desde o dia 20 de novembro e estão sendo destinados aos cidadãos que aguardam exame há mais de 100 dias.


Em setembro deste ano, a fila do BPC já tinha mais de 409 mil pessoas, sendo que, desse total, mais de 256 mil aguardam há mais de 45 dias, que é o tempo máximo de espera.

Os contribuintes que estão aguardando a perícia devem ficar atentos pois o INSS está entrando em contato para avisar sobre a antecipação do exame via aplicativo do Meu INSS, pelo telefone da Central 135, pelo número (11) 2135 0135, pelo e-mail (noreply@inss.gov.br), por SMS pelos números 29230, 27030 e 92716, que são números do Ministério do Desenvolvimento Social, ou ainda pelo "torpedo" do INSS: 28041.

Apesar da iniciativa, o Ministério alerta que os brasileiros estão faltando na perícia médica e que as faltas têm superado as confirmações de agendamentos. De acordo ainda com a pasta, na última quinta-feira (23), foram agendados 79 exames e apenas 18 pessoas compareceram.

Vale lembrar que o não comparecimento na perícia médica poderá implicar na desistência ou indeferimento do pedido.
Como saber se sua perícia médica foi antecipada

O cidadão pode conferir pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 sobre o agendamento e antecipação da perícia médica. Para realizar a avaliação, leve atestado médico, resultado de outros exames, laudos, receitas e outros documentos que ajudem na comprovação dos requisitos para concessão do BPC.

 

Portal Contábeis. .Marilinda