Pesquisa IOB revela desafios e perspectivas dos contadores frente à reforma tributária
Em parceria com a Folha de S. Paulo, a IOB, empresa que une Inteligência em legislação e Tecnologia avançada para resolver os desafios de contadores e empresas, acaba de lançar a segunda edição da pesquisa ‘A opinião dos contadores brasileiros sobre a Reforma Tributária’.
O estudo contou com a participação de 347 profissionais de contabilidade de todas as regiões do país e foi realizada entre maio e julho de 2025, para mostrar as principais dúvidas e preocupações quanto aos impactos da reforma no dia a dia dos escritórios de contabilidade e das empresas. O mesmo levantamento foi realizado entre os meses de março e maio de 2024 com 331 contadores.
O levantamento deste ano revela que os contadores continuam com opiniões divididas em relação a Reforma Tributária. Em 2025, 46% enxergam positivas as mudanças por representar o início da correção de distorções tributárias existentes ou por acreditarem na simplificação dos impostos. Em 2024, 40,8% dos entrevistados enxergavam como positiva a nova legislação.
Outro dado que chama atenção é que 60% dos contadores afirmam estar em fase inicial de preparação ou ainda precisam se aprofundar mais sobre o tema. Enquanto 40% dizem já estar se atualizando sobre as mudanças, que estão a caminho.
Fonte: IOB. Jornal Contábil. Imagem: Reprodução
